Escândalos do Kpop: Idol Vs Agencia



Agencias de Kpop são as então gravadoras que selecionam, treinam idols para comporem seus grupos e assim ingressar pessoas na carreira artística e os torna Idols, além da parte vocal as agencias também são responsáveis pela aparência de cada indegrante do grupo e também de sua moradia e necessidades básicas em quanto rookies (novatos), assim que sua carreira da inicio os idols assinam contratos com sua agencia, porem nem tudo que vem no contrato e de agrado do idols e acaba gerando ações judiciais.

Zi Tao
A empresa que mais recebe ações judiciais de seus idols é a SMtown, é comum alguém deixar a agencia, em 2015 o integrante do grupo Exo Zi Tao após voltar para seu pais de origem entrou com uma ação judicial contra sua agencia SM Ent, para rescisão de contrato e assim poder sua carreira solo em seu país de origem.


Em agosto de 2015 Zi Tao abre processo contra SM para quebra de seu contrato de exclusividade com a agencia, Tao como outros dois integrantes que deixaram o mesmo grupo alegando trabalho excessivo sem descanso e problemas com salário, a ação judicial de Tao contra SM ainda corre na corte coreana, a agencia não demonstra facilitar o lado do cantor porem perdeu uma das cessões liberando o cantor para poder seguir atividades como solista.


Algo bem incomum que ocorreu no processo de Tao e que tudo deu inicio após uma carta postada nas redes sociais de seu pais que dizia que não permitiria que seu filho voltasse a coreia para manter as atividades do grupo, que o cantor teria sido obrigado a promover mesmo ferido e que não estava em condições de se manter na agencia. Tao sobre o ocorrido soutou uma nota que dizia apenas "Desculpa e obrigado".


KARA
Kara um grande grupo que se manteve ativo nos ultimos nove anos acabou se desfazendo no começo deste ano, algo que deixou os fãs do grupo desolados, porem essa não é a priemria vez que os fãs tem que passar por problemas com o grupo. Em 2011 o grupo moveu uma ação contra a DSP media para rever alguns tratamentos que as meninas tinham na agencia além de problemas com o pagamento.


O grupo moveu uma ação judicial contra a DSP media alegando mal pagamento, que o pagamento que elas recebiam era bem a baixo do quanto elas geravam em lucro, com exceção de Gyuri as 4 integrantes forma ao tribunal contra sua agencia, sem dar motivos um dia após o caso aberto Hara decide revogar sua ação e deixa apenas Ji Young, Nicole e Sungyeon contra DSP.


Após diversas seções no tribunal o grupo acabou entrando em um acordo com a agencia, o acordo favorável as meninas e o grupo se manteve na agencia, o acordo demonstrou ser tão lucrativo que assim que o a corto entro em vigor a integrante Hara comprou uma casa avaliada em um milhão de dólares em Seul. Três anos após o ocorrido Nicole e ji Young decidiram deixar a agencia não renovando seus contratos e partiram para o japão onde atualmente seguem carreiras solo.


SHINHWA
Em 2003 o grupo SHINHWA deixou a SM decidindo não renovar seus contratos com a agencia, assim aparentemente o grupo não entraria para a lista de processos da agencia, porem oque ocorreu foi totalmente o contrario disso, para poder manter o grupo com o mesmo nome eles entraram com uma ação contra a agencia para poder fazer uso do nome e assim se manter.


O seu processo contra a SM durou anos, em pouco tempo o grupo conseguiu o direito de se manter com o mesmo nome porem ainda não possuíam plenos direitos sobre o nome, após 12 longos anos de processo o grupo conseguiu os direitos do nome podendo finalmente nomear sua agencia a SHINHWA company, Eric soutou uma nota dizendo "Agora que o temos os direitos sobre o nome SHINHWA podemos finalmente dar inicio a SHINHWA Company".


B.A.P
No dia 27de abril saiu a nota que o grupo B.A.P estaria processando sua agencia por contrato abusivo que estária favorecendo apenas a agencia e não o grupo, o processo era contra não apenas as condições do grupo que eram obrigados a treinar excessivamente e sem descanso além dos salários que eram desproporcionais a quantidade de dinheiro feita pelo grupo.


O caso B.A.P Vs TS rendeu um longo tempo envolvendo diversas especulações feitas por fãs e a agencia que chegou a especular que teria alguém de fora auxiliando os meninos e dando-os força para manter a ação,  grupo interrompeu sua tour pela América do sul e japão para mover a ação. Em menos de um  ano o tribunal da coreia deu a causa a TS e obrigou os meninos a voltarem a suas atividades comuns com a agencia.


O debut e algo muito sonhado por diversas pessoas tanto da coreia quando de diversas partes do mundo que sonham em ser trainee das agencias coreanas, porem oque vemos e que tudo não é perfeito como imaginamos e que tudo depende de muito esforço, porem não podemos concluir muita coisa já que não vivemos a realidade dos idols e sabemos apenas oque eles nos deixam saber.

Comentários